Rádio Nova Onda FM 87,9

Goiás 30/05/2023 às 12:15h 50 leituras

Polícia analisa câmeras de segurança do abrigo investigado por dopar idosos para não aumentar número de cuidadores

Denúncia anônima afirma que oito pacientes morreram devido a superdosagem de remédios. Perícia descarta mortes e polícia investiga maus-tratos e prescrição de remédios sem receitas. Remédios encontrados na casa de idosos e um dos pacientes do local, em Valparaíso de Goiás

Denúncia anônima afirma que oito pacientes morreram devido a superdosagem de remédios. Perícia descarta mortes e polícia investiga maus-tratos e prescrição de remédios sem receitas. Remédios encontrados na casa de idosos e um dos pacientes do local, em Valparaíso de Goiás
Divulgação/Polícia Civil
A polícia analisa as câmeras de segurança do abrigo investigado por dopar idosos para para não precisar aumentar o número de cuidadores à noite, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a delegada responsável pelo caso, Samya Nogueira, o local é investigado por maus-tratos e prescrição medicamentosa fora do receituário.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O g1 entrou em contato com a defesa da Casa de Jacó Lar de Idosos para solicitar um posicionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) informou que aguarda os laudos periciais e o parecer técnico para adotar providências, como por exemplo, a remoção dos idosos da instituição.
Câmeras de segurança
Para investigar os crimes, a delegada recolheu as câmeras de segurança do lar de idosos. As filmagens foram trazidas para a Polícia Técnico-Científica, em Goiânia, onde devem passar por uma perícia. Até o momento, a delegada ouviu as duas funcionárias que trabalhavam no local à noite. “Foi confirmado que eles maceravam os remédios em um pilão e davam aos idosos”, afirma.
Denúncia anônima
A delegada afirma que, inicialmente, uma denúncia anônima informou que os idosos eram vítimas de maus-tratos, negligência, violência psicológica e que oito internos teriam morrido devido a superdosagem de medicamentos. Entretanto, a investigadora explica que, durante uma visita ao abrigo, a polícia verificou apenas os maus-tratos e os medicamentos sem receitas.
LEIA TAMBÉM:
Casa de idosos é investigada após denúncia de que estaria dopando internos para não precisar aumentar número de cuidadores à noite, diz polícia
Polícia investiga suspeita de torturas e morte de paciente em clínica de reabilitação de Luziânia
Comunidade terapêutica clandestina é fechada após manter pacientes presos dentro de celas, diz delegado
“Nós fomos durante o dia e não encontramos evidências de idosos dopados. Então, voltamos à noite”, diz. Durante a visita, a polícia encontrou 38 pacientes aos cuidados de apenas dois funcionários. Sobre as mortes, a delegada diz que as perícias não confirmaram a informação. “Foi feita uma perícia, que deu resultado inconclusivo para a superdosagem de medicamentos”, diz.
Nogueira detalha que a denúncia dizia oito mortes, porém, a perícia foi feita em apenas um idoso, pois os familiares das outras sete possíveis vítimas não procuraram a polícia. Com isso, a delegada afirma que serão investigados apenas os crimes maus-tratos e prescrição medicamentosa fora do receituário. “Estamos apurando o que conseguimos verificar no local”, finaliza.
Casa de idosos é suspeita de dopar internos para não precisar de mais cuidadores
Íntegra da nota da SMAS
Na noite de quinta-feira, dia 25 de maio de 2023, a equipe técnica do CREAS fora acionada por meio da Polícia Civil, juntamente com a Vigilância Sanitária, SUSFIM, Ministério Público e demais órgãos de fiscalização, para realização de busca e apreensão em uma instituição filantrópica responsável pelos cuidados de idosos no município.
Observando todos os casos, a SMAS segue acompanhando de perto cada idoso, assim, aguardando os laudos periciais, bem como o parecer técnica para devidas providências, seja para remoção dos idosos da instituição, bem como da reintegração familiar dos mesmos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS de Valparaíso de Goiás, através de medidas concretas, tem demonstrado total apoio as diligências que são feitas pelo Ministério Público e demais órgãos responsáveis. Sendo assim, esta Secretaria se dispõe para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Links Disponíveis:
Vamos conversar?