Leitor de Notícia

Estudante da UFG cria palmilha especial que armazena remédios para os pés, em Goiânia

Acessório pode abrigar medicamentos em gel e em barra para o tratamento de rachaduras, dores e machucados. Produto ainda está em fase de testes. Estudante cria palmilha especial que armazena medicamentos para tratar enfermidades nos pés

Acessório pode abrigar medicamentos em gel e em barra para o tratamento de rachaduras, dores e machucados. Produto ainda está em fase de testes. Estudante cria palmilha especial que armazena medicamentos para tratar enfermidades nos pés
Beatriz Maria Parreiras Pereira/Arquivo pessoal
A estudante Beatriz Maria Parreiras Pereira, de 23 anos, que cursa design de ambientes na Universidade Federal de Goiás (UFG), criou uma palmilha que pode armazenar remédios para os pés, em Goiânia. Segundo ela, o acessório pode abrigar medicamentos em gel e em barra para o tratamento de rachaduras, dores e machucados. O item ainda está em fase de testes.
“A ideia surgiu em uma disciplina da faculdade onde o professor pediu para apresentar algum problema que víssemos nos jornais. Daí eu só encontrava variação climática e tempo seco em Goiás. Então, decidi entrar de cabeça nesse tema e descobri a melhor forma de minimizar as enfermidades causadas por ele”, conta Beatriz.
Beatriz conta que o objetivo da palmilha é ajudar no tratamento de enfermidades dos pés, como rachaduras, dores e machucados.
“O foco é dar de volta a locomoção das pessoas que sentem dores nos pés, a liberdade de ir e vir sem precisar sofrer para isso", diz a estudante.
O professor de design e sustentabilidade, Carlos Gustavo Martins Hoezel, contou que o diferencial da palmilha é que ela pode ser customizada para cada enfermidade.
"Se você tiver um problema na área planar ou calcanhar do pé, o medicamento será colocado naquela região específica, com a palmilha", conta o professor.
Palmilha especial
A palmilha foi desenvolvida com um produto chamado filamento de TPU (polímero termoplástico) e E.V.A.. Depois, impressa em uma impressora 3D do parque tecnológico da UFG.
“Até então, indicamos usar a palmilha em sapatos fechados e sem meia. Porém, ainda precisamos de mais testes com a matéria-prima para ter certeza disso ou se poderá ser usado com sandálias, por exemplo”, conta Beatriz.
A palmilha é indicada para enfermidades que podem ser tratadas "de fora para dentro" ou que precisam de aplicação constante de medicamento. A medicação deve ser usada de acordo com a indicação médica, ressalta Beatriz.
Palmilha especial que pode armazenar medicamentos para enfermidades nos pés, em Goiânia
Beatriz Maria/Arquivo pessoal
Aprovação e financiamento do produto
A palmilha tem um processo de solicitação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para ser aprovada e, assim, fornecida ao consumidor.
“Ainda não definimos um custo, pois não temos como orçar a matéria-prima necessária. Além disso, precisamos de financiamento para os testes finais para colocá-la no mercado. Todos os materiais utilizados até hoje foram pagos e orçados por mim, não tenho mais como bancar toda a pesquisa, por isso, inclusive, ela ainda não está totalmente finalizada”, conta Beatriz.
A estudante conta que o próximo passo é conseguir o financiamento e a orientação de empresas e profissionais que trabalham na área de desenvolvimento desse tipo de produto. Com isso, será possível seguir com os testes químicos, mecânicos e de resistência da palmilha.
"O conceito do trabalho já foi desenvolvido, o próximo passo é conseguir desenvolver a tecnologia do produto que depende de financiamento público e/ou privado. Nosso interesse é que alguma empresa venda a palmilha, mas que o Sistema Único de Saúde também possa usar, caso haja uma parceria. Logo após esse processo, o projeto será levado para testes clínicos com médicos e profissionais e, posteriormente, para a aprovação da Anvisa", detalha o professor.
Processo de criação da palmilha especial que armazenada medicamentos, em Goiânia
Beatriz Maria/Arquivo pessoal
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
VÍDEOS: Veja mais notícias de Goiás
Links: